Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/skillrobotics/public_html/site/funcoes.php on line 73

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/skillrobotics/public_html/site/funcoes.php:73) in /home/skillrobotics/public_html/site/aviso_cookies.php on line 4
All Aboard - Learn Robotics

Untitled Document

IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e Ave

O Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) foi desde muito cedo um parceiro deste projecto surgindo como entidade motivadora para o desenvolvimento do mesmo e acompanhando praticamente todo o trajecto do projecto All Aboard até à actualidade.

História

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) foi fundado em 1994, através do Decreto-Lei nº 304/94, de 19 de dezembro.

Em junho de 1995, foi nomeado como primeiro Presidente do IPCA o Prof. Doutor Eduardo Lopes Nunes. O primeiro diretor da Escola Superior de Gestão (ESG) foi o Prof. Doutor João Carvalho, tendo sido nomeado administrador o Dr. Manuel Barros. Estes três responsáveis constituíram a primeira Comissão Instaladora.

O ano de 1996 marcou o início das atividades letivas do IPCA, com 74 estudantes divididos por dois cursos de bacharelato: o curso de Contabilidade e Finanças Públicas e o curso de Contabilidade Empresarial, ambos com 37 estudantes cada.

No ano seguinte, o IPCA iniciou a sua aposta no ensino pós-laboral, através da oferta do curso de Contabilidade.

Em junho de 2003 tomou posse o segundo Presidente do IPCA, o Prof. Doutor Norberto Cunha.

Embora tenha sido criada em 1995, juntamente com a ESG, foi em 2004 que a Escola Superior de Tecnologia (EST) iniciou o seu funcionamento. Tratou-se de um marco decisivo para que o IPCA obtivesse, mais tarde, natureza jurídica própria e autonomia nos temos da lei. A primeira diretora foi a Prof. Doutora Helena Bártolo.

Nesse primeiro ano, a EST lecionou os cursos de Sistemas de Informação para a Gestão e de Informática Industrial.

O ano de 2006 fica marcado pela segunda mudança na presidência do IPCA, cargo que passou a ser ocupado pelo Prof. Doutor João Carvalho, por nomeação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Em 2007 é criado o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA, que viria a merecer, em 2009, o reconhecimento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Dois anos depois, em 2011, o Prof. Doutor João Carvalho tornou-se no primeiro Presidente do IPCA nomeado pelo Conselho Geral. Em 2015, foi reeleito para o cargo.

Também em 2015 foi criada a terceira escola do IPCA, a Escola Superior de Design, que passou a lecionar cursos anteriormente ministrados pela EST: as licenciaturas em Design Gráfico e Design Industrial e os mestrados em Ilustração e Animação e em Design e Desenvolvimento de Produto. A primeira diretora nomeada foi a Prof. Doutora Paula Tavares.

Em outubro de 2014, o IPCA foi protagonista a nível nacional, tornando-se numa das primeiras instituições a lecionarem Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), alcançando mesmo o maior número de estudantes neste tipo de oferta. Uma aposta que justificou a inauguração de dois polos: em Braga (2014) e em Guimarães (2015).


Instalações

Entre dezembro de 1994 e outubro de 1996, o IPCA dispôs apenas da Casa ?Campos Henriques?, localizada junto ao Parque da Cidade de Barcelos, que viria a ser sede dos Serviços Centrais durante 19 anos.

A atividade letiva teve início em instalações provisórias, localizadas num bairro residencial na freguesia de Arcozelo, em Barcelos. Os espaços físicos, inicialmente, eram constituídos apenas por um bloco que integrava quatro salas de aula, uma sala de informática, uma biblioteca, um auditório, gabinetes de docentes, receção, reprografia e bar.

Ao longo dos anos, com o crescimento do número de cursos e de estudantes, o IPCA aumentou a sua dimensão também ao nível das instalações, passando a ocupar três espaços em Arcozelo: o Complexo A (1996), o Complexo B (1998) e o Complexo C (2004).

Em 2008 foi, finalmente, inaugurado o atual Campus do IPCA, na freguesia de Vila Frescaínha S. Martinho. Nesta primeira fase foi construído o edifício destinado às atividades da Escola Superior de Gestão.

A inauguração oficial do Campus aconteceu no dia 19 de dezembro, Dia do IPCA, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, naquela que foi a primeira visita de um membro do Governo ao instituto.

No ano seguinte, a Escola Superior de Tecnologia mudou-se também para o Campus do IPCA, ficando instalada num edifício provisório que, em 2015, passou a ser ocupado pela recém-criada Escola Superior de Design.

Em 2010, o ministro Mariano Gago regressou ao Campus do IPCA para a inauguração do edifício da Cantina, que passou a albergar, também, os Serviços de Ação Social, um bar, uma reprografia e uma sala multiusos.

Aproveitando o Dia do IPCA, a 19 de dezembro de 2013 foi inaugurado um antigo edifício rural, agora remodelado e ampliado, no Campus do IPCA, para onde foram transferidos os Serviços Centrais.

Três meses depois, em março de 2014, o Campus do IPCA viu nascer o Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais. A cerimónia de inauguração contou com a presença do Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.

Neste mesmo ano, o antigo edifício dos Serviços Centrais, junto ao Parque da cidade de Barcelos, foi reafectado para a instalação de uma Residência de Estudantes.

A entrada em funcionamento dos cursos TeSP permitiu ao IPCA alargar os seus horizontes e passar a dispor, também, de um polo na cidade de Braga, no edifício IDITE Minho. Com o mesmo objetivo, foi inaugurado, em 2015, o Polo de Guimarães, situado no Avepark ? Parque de Ciência e Tecnologia, em Caldas das Taipas.

Também em 2015, foi inaugurado um novo edifício no Campus do IPCA ? o Praxis XXI ? onde funciona o Centro de Investigação Técnico-Científico do Cávado e do Ave. Foi, ainda, assinado um contrato de comodato com a Câmara Municipal de Barcelos com vista à cedência do edifício da antiga Escola Gonçalo Pereira, no centro da cidade, para a instalação da Escola Superior de Design.